domingo, agosto 26, 2007

Saudades

O mais terrível é sentirmos a irreversibilidade do tempo. Que, mesmo quando tudo se repete, já nada se repete pela primeira vez. E que nós gastamos como borrachas na demorada corrosão das coisas. Um dia acordamos e já não é a primeira vez. A não ser quando a paixão nos diz que, nupcial e navegante, cada gesto de amor é sempre o primeiro.


Eduardo Prado Coelho - Saudades, in Nacional e Transmissível




I do not know what it is, except that it is happiness!
Margaret C Cook (Whitman) - Leaves of grass (1913)
Foto: Mary Evans Picture Library

sexta-feira, junho 29, 2007

Ondas de Contos II

António Gouveia, Festival de Contos 2006
Contabandistas de Estórias

As Histórias de Ida e Volta regressam à Praia da Torre em Oeiras para uma noite mágica de Ondas de Contos.

Traga um casaco, um amigo, uma toalha para se sentar e deixe-se embalar pelas ondas do mar e as histórias de encantar….

Festival Ondas de Contos

29 de Junho, entre as 21h00 e as 24h00

sábado, junho 09, 2007

Alices, Sem Título

«Outras crianças escutarão ainda
Essa história, de olhar brilhante, ouvido atento.
Amorosamente abraçadas.

Viajando no Mundo das Maravilhas.
Esquecidas dos dias que passam
Esquecidas dos Verões que morrem (…)»

Lewis Carrol

Alices, Sem Título

Exposição Pintura e Colagem

De 2 de Junho a 31 de Julho 2007

Fonte: Intruso "revelado"

quarta-feira, maio 23, 2007

Google Universal 2.0

Li recentemente duas notícias sobre as actualizações previstas para o Google, em @ Informação e Biblioteca 3G . Deixo agora mais um contributo relacionado com a pesquisa e recuperação de informação nesta nova modalidade, um vídeo que resultou numa espécie de test drive ao Google Universal 2.0, por Barry Schwartz.

Boas Pesquisas!

Biblio@rtes - 10a

Aos apreciadores da fotógrafa Cara Barer deixo também a informação de que a FlashBags produz e vende sacos com as suas fotografias.

Her photographs are primarily a documentation of a physical evolution, ou os Livros como nunca os queremos ver , como refere o Bibliotecário 2.0.


Mais modelos disponíveis em Cara Barer Handbag ;)

sexta-feira, maio 04, 2007

Biblio@rtes - 10

Cara Barer (Freeport, 1956)



Beach Read (Dimensions)


Cara Barer estudou na Glassell School of Art do Museum of Fine Arts e em The Art Institute of Houston. Actualmente, vive e trabalha em Houston. A sua obra integrou recentemente o Photography Now: One Hundred Portfolios (Wright State University Art Galleries, Dayton, Ohio, 2006).

Tem vindo a desenvolver projectos com livros, concretamente, em Dimensions e Of Words, Paper, and Shapes, The Book Series, nos quais se dedica a transformar este objecto comum numa espécie de “escultura viva” e em estado de mutação contínua.

A propósito destas experimentações e metamorfoses aplicadas a livros, enciclopédias ou listas telefónicas inutilizadas, Cara apela a uma atitude reflexiva perante as evoluções tecnológicas e sua incidência nas recentes modalidades de investigação e pesquisa de informação. Invoca o carácter frágil e efémero a partir do qual se adquire conhecimento, e a eventualidade destas inovações colocarem em causa o futuro dos livros e das bibliotecas…


Midnight

Segundo a autora: De acordo com a mentalidade dos meus pais, uns bons volumes de enciclopédias eram fundamentais à aprendizagem e educação, motivo de embaraço seria não ter acesso às mesmas, e uma viagem à biblioteca era o único caminho para procurar um livro.

Actualmente, contudo, o mesmo ênfase passou a ser atribuído ao computador pessoal, e à ligação à Internet. A pesquisa de um estudante pode agora ser feita sem sair da sua secretária. Aderi completamente a esta tecnologia, e não quero viver sem ela, não obstante, temo também que nos conduza à falta de crença nas tradicionais obras de referência usadas ao longo dos últimos dois séculos.

Traveler (Dimensions)

Apesar das preocupações de Cara Barer em relação aos potenciais perigos da cultura digital (e situando esta questão ao nível da leitura em geral), por ocasião do Dia Mundial do Livro, tivemos, felizmente, boas notícias em Portugal: As boas notícias são que já somos mais de três milhões a ler .

Quanto às mudanças nas bibliotecas, opiniões revelam que alguns bibliotecários adoram estes processos, sobretudo porque têm a ver com a pesquisa, validação e organização de informação (veja-se
Book Scanning Goes High Tech...), ou com um conceito que envolve competências ainda mais abrangentes, o de Literacia de Informação... 2.0

Butterfly (Dimensions)



New Century (Dimensions)


Whirligig (Dimensions)

sábado, abril 28, 2007

Blogger & Podcaster

As Seen in Blogger & Podcaster



O 1º número da revista Blogger & Podcaster foi publicado este mês e está acessível, on-line, com dois formatos de edição grátis:

  • Digital - pode ser "folheada" com o cursor, à semelhança do projecto Turning the pages;

  • e Podcast - todos os conteúdos disponíveis em registo áudio.

For aspiring new media titans, além de muita publicidade, possui artigos com dicas, análises e notícias relacionadas com a publicação on-line na blogosfera e no suporte, cada vez mais difundido, podcast.




Fonte: Público Digital - Ed. impressa (28. Abr. 2007)

... i know

Random Notes On Blogging

The First Rule of Blogging:

  • “Blogs don’t write themselves”


Gapingvoid.com

domingo, abril 08, 2007

A Million Penguins

Um milhão de pinguins

Das leituras de fim-de-semana destaco a notícia publicada na revista Os meus livros sobre o romance mais participado do mundo.

A partir do conceito de Wikiromance a editora Penguin, em parceria com a De Monfort University , deu continuidade ao seguinte desafio: se o mundo criou a Wikipédia, porque não criar também um Wikiromance? Daí resultou um ciber-projecto comunitário que envolveu toda a gente na produção de um livro on-line, onde, indiferenciadamente, qualquer um podia participar, editar, acrescentar e apagar conteúdos.

O produto final é já considerado como a obra "mais escrita" de sempre: a millionpenguins.com - Penguin Wiki

Muito embora não tenha alcançado o interesse literário desejado, esta experiência colectiva revela o potencial dos Wiki enquanto veículo de sociabilização e suporte de escrita colaborativa.



Inland Empire

Num filme enigmático e bizarro, Lynch reforça a imagem de Hollywood como cidade fantasma através de um corte radical com o mundo de lugares comuns. A principal marca de Inland Empire está no facto de ser o primeiro filme em que o cineasta abandona a película e adere ao mundo digital. Vale apena arriscar conhecer este Império do absurdo...

segunda-feira, abril 02, 2007

Kima Maracujá

Na cidade onde é fabricado o saboroso sumo Kima decorreu o primeiro Congresso de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas a que tive oportunidade de assistir e onde tive o privilégio de participar. Sobre o Congresso e o sumo que dele retirei conto poder vir a partilhar por aqui algumas das reflexões de uma iniciante neste papel.

Por agora gostaria de deixar um rápido balanço: a acrescentar à emoção de reencontrar alguns colegas e profissionais que, tal como eu, partilham do prazer de trabalhar nesta área, o que resultou como mais marcante foi ter tomado consciência da importância que a blogosfera já vai ganhando entre as novas gerações de "cientistas da informação".

Do diversificado programa destaco assim o Painel Blogues no domínio da Ciência da Informação, com a participação de algumas das vozes mais activas neste domínio: Luisa Alvim, Adalberto Barreto, Júlio Anjos, Maria Clara Assunção, Paulo Sousa e Pedro Príncipe. De entre os vários tópicos apresentados e que reforçam a importância da aplicação desta ferramenta colaborativa ao serviço das bibliotecas (ou comunidade alvo) e/ou bibliotecários (em benefício dos próprios profissionais, como projecção das instituições, enquanto elemento de discussão temática, etc), persiste esta questão (minha preocupação):

  • O processo avaliativo da qualidade dos Blogs (e os múltiplos critérios abrangidos) deve ser aplicável com maior rigor entre profissionais de informação?

Até já.


terça-feira, março 20, 2007

Ó Véspera do Prodígio! - IV

Creio nos anjos que andam pelo mundo,
Creio na Deusa com olhos de diamantes,
Creio em amores lunares com piano ao fundo,
Creio nas lendas, nas fadas, nos atlantes,

Creio num engenho que falta mais fecundo
De harmonizar as partes dissonantes,
Creio que tudo é eterno num segundo,
Creio num céu futuro que houve dantes,

Creio nos deuses de um astral mais puro,
Na flor humilde que se encosta ao muro,
Creio na carne que enfeitiça o além,

Creio no incrível, nas coisas assombrosas,
Na ocupação do mundo pelas rosas,
Creio que o Amor tem asas de ouro. Ámen.


Natália Correia
Poesia Completa

Na véspera do Dia Mundial da Poesia, fica a sugestão

entre no espírito da
poesia
21 de Março . quarta-feira . 21.30h . Parque dos Poetas

segunda-feira, março 19, 2007

Book Scanning Goes High Tech

O Google, em cooperação com bibliotecas prestigiadas, tem vindo a digitalizar livros de forma a torná-los pesquisáveis. Este projecto deixa as editoras preocupadas uma vez que se multiplicam cópias virtuais, duplicação esta que viola os direitos de autor, mesmo no caso de livros cujo conteúdo é do domínio público. A New York Public Library, uma das bibliotecas que trabalha em parceria com o Google neste projecto, lançou um debate público sobre esta temática.

O processo de digitalização, as inovações tecnológicas a este inerentes e o acesso a obras em versão integral são componentes com alguns impactos sobre as bibliotecas. Actualmente, mais do que nunca, as bibliotecas necessitam de se repensar... tanto ao nível da missão como das competências da equipa. É inevitável o apelo a que se reinventem novos bibliotecários!

Por contraste à perspectiva dos editores, opiniões revelam que alguns bibliotecários adoram este processo, sobretudo porque tudo está relacionado com a pesquisa de informação. [The top librarians love it, because it's all about the search... ]
Vejamos a notícia:

Vídeo: Book Scanning Goes High-Tech (3/11)



Fonte: Vídeo - Book Scanning Goes High-Tech [ABC News]

sábado, março 17, 2007

Snoopy in a bad mood

Há dias em que nos sentimos rodeados de "ondas" de tal forma negativas, que até custa a acreditar. Mas o que é certo é que são reais.

Nesses momentos o melhor mesmo é SORRIR e encarar tudo com o melhor dos humores!

quinta-feira, março 15, 2007

Biblio@rtes - 9

The Thought Which Sees (1965) - René Magritte
Foto: MoMa



René Magritte (Lessines, 1898 - Bruxelas, 1967 - Bélgica)



Pintor belga surrealista. Estudou na Acad-23mie de Belas Artes em Bruxelas (1916-18). Dedicou-se durante algum tempo à concepção e desenho de papel de parede e de anúncios de moda. Tornou-se muito amigo de poetas e escritores como Mesens, Goemans, Scutenaire e Noug-23, com quem partilhou os seus interesses ao invocar o mistério e com quem fundou mais tarde o grupo belga de surrealistas. Regressou cedo ao cubismo-futurista experimentando em 1925 a influência de Chrico. Explora caminhos de criação poética e efeitos perturbadores de objectos reconhecidos em padrões surreais, sobretudo, através da justaposição e combinação ou da inversão de escalas ou perspectivas.



L'homme au journal (1928) - René Magritte
Foto: Tate Online


Em L'homme au jornal ilustra quatro cenários representativos do interior de uma casa. No canto superior esquerdo encontra-se um homem a ler o jornal, sentado de perfil e voltado de costas para a janela. Os três cenários seguintes contrastam pela ausência da figura humana e do acto de ler marcando a frieza de um ambiente vazio.


Várias podem ser as abordagens a este quadro. Uma das possíveis, o facto de, metaforicamente, a leitura e o saber preencherem vazios tanto físicos como intelectuais...


segunda-feira, março 12, 2007

Research Google


O Research Google é um motor de pesquisa especializado em informação sobre o Google. Permite localizar e consultar diversificada informação dedicada aos seus produtos e aplicações, como blogs (explo. Google Librarian Blog), páginas especializadas (o Google Librarian), grupos e fóruns (arquivos e bibliotecas), entre outros conteúdos. Esta ferramenta foi construída por Google tutor a partir do Co-op, desta vez ao serviço da sua plataforma de recursos.

Novas vertentes da sétima arte

Novas salas de exibição virtual dão a conhecer projectos de curtas-metragens ou séries nacionais. O ciberespaço torna-se um palco eficaz e acessível à promoção e divulgação de novos valores das artes cinematográficas. Ficam por aqui duas das mais recentes descobertas:
  • A Curva: a curta-metragem portuguesa mais vista de sempre, de David Rebordão

  • Dezbeta: o primeiro filme com estreia on-line em Portugal, Dez estórias de Dez realizadores

sexta-feira, março 09, 2007

Bibliotecas: ME anuncia novas condições para coordenadores

Ao consultar o diário digital fui surpreendida com esta notícia... Achei por bem registar aqui o compromisso assumido pela Sra. Ministra da Educação, o qual irá permanecer na memória deste espaço:

A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, anunciou hoje, em Espinho, que os coordenadores das bibliotecas escolares poderão, no ano lectivo de 2007/2008, dedicar-se em exclusivo ao exercício desta actividade.
  • «Estamos a trabalhar no sentido de criar as condições para que exerçam a sua actividade a tempo inteiro, sem dispersão entre as actividades lectivas e a actividade de coordenação da biblioteca», disse a ministra na abertura do seminário «As Bibliotecas e a Leitura no século XXI».
  • Maria de Lurdes Rodrigues considerou tratar-se de «uma medida muito importante, sobretudo em escolas com grande dimensão e muitos alunos».
  • «Era muito dispersante e um pouco pesado», reconheceu a ministra, realçando que os professores poderão optar entre a actividade lectiva e a de coordenação da biblioteca escolar.

A ministra presidiu à assinatura de protocolos entre a coordenadora do Plano Nacional de Leitura e representantes das Câmaras de Espinho, Maia, Matosinhos, Póvoa de Varzim e Vila do Conde.

  • Estes protocolos «permitirão às escolas ter o apoio financeiro das autarquias para a realização de várias iniciativas e actividades, nomeadamente ao nível do apetrechamento das escolas, bibliotecas e salas de aulas com livros, redobrando, assim, o esforço do Ministério da Educação», explicou Maria de Lurdes Rodrigues.
  • O que se pretende, segundo a ministra, é «envolver outros actores, outros agentes que não exclusivamente o Ministério da Educação neste grande desafio de criar condições para que as nossas crianças leiam mais e leiam melhor».
  • A titular da pasta da Educação considerou que «o Plano Nacional de Leitura (PNL) é também muito importante porque, para muito dos nossos alunos, a biblioteca escolar é a única alternativa de acesso a livros e a recursos informacionais».
  • «Por essa razão, é importante que as escolas disponham desses recursos, a cujo acesso é indispensável que os alunos possam ter condições de igualdade de oportunidades», frisou.

(...) Destinado a bibliotecários e professores das bibliotecas escolares, o seminário «As Bibliotecas e a Leitura no Século XXI» foi organizado pela Biblioteca Municipal de Espinho, Rede de Bibliotecas Escolares e Plano Nacional de Leitura.

sábado, fevereiro 24, 2007

Motor de Pesquisa José Afonso


















Num período em que se assinalam os 20 anos passados sobre a perda de Zeca Afonso, deixo este motor de pesquisa especializado em conteúdos dedicados ao cantor, compositor e poeta, considerado uma das personalidades mais marcantes do panorama cultural português .

Google Gadgets

quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Biblio@rtes - 8

Buecher waage (BuchBilder), 1997 - Quint Buchholz




Luna (BuchBilder), 1997 - Quint Buchholz



Quint Buchholz (Stollberg, 1957)



Quint Buchholz vive em Ottobrunn, próximo de Munique e integra o grupo dos melhores ilustradores alemães da actualidade. Os seus desenhos têm vindo a ser publicados em diversos países, a partir da Hanser Verlag e da ilustração de livros de Jostein Gaarder, Roberto Piumini, Amos Oz e Patrícia MacLachlan, entre outros autores.

No BuchBilderBuch (BookPictureBook), editado pela Sanssouci em 1997, as suas ilustrações combinam encontros com os livros e contam histórias representativas do mundo imaginário e evasivo da escrita e da leitura.


Lesen Frau (BuchBilder), 1997 - Quint Buchholz


Entre embalos e elevações proporcionadas por histórias e fábulas, Buchholz constrói um livro completamente voltado para dois protagonistas principais: os livros e os leitores...

Mann auf einer Leiter (BuchBilder), 1997 - Quint Buchholz



Eines Morgens im November (BuchBilder), 1997 - Quint Buchholz




Lesender mann (BuchBilder), 1997 - Quint Buchholz



Beck - The Information


Aaah

The information is laughing at us
The ticker tape feeds the night
Looking for a lost transmission
A heaven that we left behind


When the information comes
We'll know what we're made from
And the skyline rising
Highrise eyes see through you


Say hello to a mannequin
The ghost of an automaton
The witching hour is summoning up
Armies where they don't belong


When the information comes
We'll know what we're made from
And the skyline rising
Highrise eyes see through you


She's the sister of avarice
The wife of a poisonous tide
She's the eye of a battle of storms
That sees where the atoms collide


When the information comes
We'll know what we're made from
And the skyline rising
Highrise eyes see through you
Beck - The Information

domingo, fevereiro 11, 2007

Turning the Pages 2.0

Fica a sugestão de visita à British Library para consulta on-line de conteúdos de referência na cultura mundial. Desde 30 de Janeiro, graças ao Windows Vista, a British Library disponibiliza o acesso a dois blocos de notas de Leonardo da Vinci (compilados pela primeira vez há 500 anos), tendo como base uma tecnologia inovadora de visualiação de páginas (versão actualizada e melhorada).

Pode consultar directamente o projecto Turning the Pages 2.0 e conhecer esta modalidade de leitura e manuseio de obras de elevado valor patrimonial.

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

biblioteca 2.0: Lillian, a bibliotecária virtual

A emergência de um conjunto de serviços e potencialidades assentes na Internet, dá origem a novas vagas de criações tecnológicas, como os avatares. A representação gráfica de um bibliotecário através de aplicações como o SitePal permite criar um serviço interactivo semelhante ao típico "Pergunte ao Bibliotecário", com a vantagem da conversação em tempo real e da conjugação de texto, som e imagem.

Bom exemplo disto é a Lillian – A Natural Language Library Interface and Library 2.0 Mash-Up, uma bibliotecária virtual ao serviço de um conjunto de bibliotecas do Reino Unido, desenhada para responder a questões relacionados com livros e o empréstimo através das bibliotecas contribuintes do sistema Talis.

Reúne as seguintes tecnologias: The Discourse™ Natural Language Interface e a Chatbot da Daden Limited; o avatar animado da Sitepal™ e o texto do sistema de conversação Oddcast Inc. Estão presentes ainda as interfaces de serviços web como a Talis, Amazon e OCLC.



Podem ser colocadas questões como:

  • Do you have a library near * (boa forma de localizar a biblioteca mais próxima - válido apenas para Bibliotecas do Reino Unido)
  • I live near * (Bury library é um bom exemplo, deve escrever-se: "I live near Bury")
  • do you have *
  • do they have *
  • who wrote *
  • what is * like
  • what is * about
  • what else is like *
  • what else did * write
  • got anything by *

Testei com uma questão simples: do you have To a God Unknown? Na resposta devolveu a indicação de que tem 3 ISBN's distintos, sugerindo que especificasse melhor a questão para: do you have any copy of To a God Unknown? A partir daí, responde com a lista de bibliotecas que têm esta obra de Steinbeck na sua colecção, acompanhada da sugestão de aquisição do mesmo título via Amazon.



A propósito da Ms. Dewey, a bibliotecária da Microsoft (referida há uns tempos, num post de Novembro) ocorreu-me que seria possível enquadrar estas potencialidades nos catálogos on-line, criando modalidades de interacção através de um avatar sitepal...
Este projecto é uma excelente prática deste tipo de intermediação de informação e mediação de pesquisa. Vale a pena testar.

sexta-feira, janeiro 12, 2007

Booksplus: A book will never let you down


This page is currently unavailable, please search for a book near you...

Esta página está actualmente inacessível, por favor recorra à nova tecnologia Bio-Optic Organized Knowledge BOOK!

terça-feira, janeiro 09, 2007

Eu sou criança

Em Eu sou Criança encontramos interessantes modalidades de entretenimento e diversão para os mais pequenos, reunidas numa área do projecto Eu Sou (o Portal português por especialidade).

quinta-feira, janeiro 04, 2007


Do whatever you can do
Do not expect to be perfect





Dream Situation
The Dream of Heights - The Dream of Untimely Incompetence
Jean Bruller (Vercors) - Nouvelle cle des Songes (1934)
Fotos: Mary Evans Picture Library

quarta-feira, janeiro 03, 2007

Dois

Bom Ano Novo
Google Custom Search