Eduardo Prado Coelho - Saudades, in Nacional e Transmissível
Margaret C Cook (Whitman) - Leaves of grass (1913)
Foto: Mary Evans Picture Library
Eduardo Prado Coelho - Saudades, in Nacional e Transmissível
Fonte: Intruso "revelado"
Butterfly (Dimensions)
New Century (Dimensions)
Whirligig (Dimensions)
O 1º número da revista Blogger & Podcaster foi publicado este mês e está acessível, on-line, com dois formatos de edição grátis:
For aspiring new media titans, além de muita publicidade, possui artigos com dicas, análises e notícias relacionadas com a publicação on-line na blogosfera e no suporte, cada vez mais difundido, podcast.
Fonte: Público Digital - Ed. impressa (28. Abr. 2007)
Num filme enigmático e bizarro, Lynch reforça a imagem de Hollywood como cidade fantasma através de um corte radical com o mundo de lugares comuns. A principal marca de Inland Empire está no facto de ser o primeiro filme em que o cineasta abandona a película e adere ao mundo digital. Vale apena arriscar conhecer este Império do absurdo...
Do diversificado programa destaco assim o Painel Blogues no domínio da Ciência da Informação, com a participação de algumas das vozes mais activas neste domínio: Luisa Alvim, Adalberto Barreto, Júlio Anjos, Maria Clara Assunção, Paulo Sousa e Pedro Príncipe. De entre os vários tópicos apresentados e que reforçam a importância da aplicação desta ferramenta colaborativa ao serviço das bibliotecas (ou comunidade alvo) e/ou bibliotecários (em benefício dos próprios profissionais, como projecção das instituições, enquanto elemento de discussão temática, etc), persiste esta questão (minha preocupação):
Até já.
O Google, em cooperação com bibliotecas prestigiadas, tem vindo a digitalizar livros de forma a torná-los pesquisáveis. Este projecto deixa as editoras preocupadas uma vez que se multiplicam cópias virtuais, duplicação esta que viola os direitos de autor, mesmo no caso de livros cujo conteúdo é do domínio público. A New York Public Library, uma das bibliotecas que trabalha em parceria com o Google neste projecto, lançou um debate público sobre esta temática.
Vídeo: Book Scanning Goes High-Tech (3/11)
The Thought Which Sees (1965) - René Magritte
Foto: MoMa
René Magritte (Lessines, 1898 - Bruxelas, 1967 - Bélgica)
Pintor belga surrealista. Estudou na Acad-23mie de Belas Artes em Bruxelas (1916-18). Dedicou-se durante algum tempo à concepção e desenho de papel de parede e de anúncios de moda. Tornou-se muito amigo de poetas e escritores como Mesens, Goemans, Scutenaire e Noug-23, com quem partilhou os seus interesses ao invocar o mistério e com quem fundou mais tarde o grupo belga de surrealistas. Regressou cedo ao cubismo-futurista experimentando em 1925 a influência de Chrico. Explora caminhos de criação poética e efeitos perturbadores de objectos reconhecidos em padrões surreais, sobretudo, através da justaposição e combinação ou da inversão de escalas ou perspectivas.
L'homme au journal (1928) - René Magritte
Foto: Tate Online
Em L'homme au jornal ilustra quatro cenários representativos do interior de uma casa. No canto superior esquerdo encontra-se um homem a ler o jornal, sentado de perfil e voltado de costas para a janela. Os três cenários seguintes contrastam pela ausência da figura humana e do acto de ler marcando a frieza de um ambiente vazio.
Várias podem ser as abordagens a este quadro. Uma das possíveis, o facto de, metaforicamente, a leitura e o saber preencherem vazios tanto físicos como intelectuais...
A ministra presidiu à assinatura de protocolos entre a coordenadora do Plano Nacional de Leitura e representantes das Câmaras de Espinho, Maia, Matosinhos, Póvoa de Varzim e Vila do Conde.
(...) Destinado a bibliotecários e professores das bibliotecas escolares, o seminário «As Bibliotecas e a Leitura no Século XXI» foi organizado pela Biblioteca Municipal de Espinho, Rede de Bibliotecas Escolares e Plano Nacional de Leitura.
Quint Buchholz (Stollberg, 1957)
Entre embalos e elevações proporcionadas por histórias e fábulas, Buchholz constrói um livro completamente voltado para dois protagonistas principais: os livros e os leitores...
A emergência de um conjunto de serviços e potencialidades assentes na Internet, dá origem a novas vagas de criações tecnológicas, como os avatares. A representação gráfica de um bibliotecário através de aplicações como o SitePal permite criar um serviço interactivo semelhante ao típico "Pergunte ao Bibliotecário", com a vantagem da conversação em tempo real e da conjugação de texto, som e imagem.
Bom exemplo disto é a Lillian – A Natural Language Library Interface and Library 2.0 Mash-Up, uma bibliotecária virtual ao serviço de um conjunto de bibliotecas do Reino Unido, desenhada para responder a questões relacionados com livros e o empréstimo através das bibliotecas contribuintes do sistema Talis.
Reúne as seguintes tecnologias: The Discourse™ Natural Language Interface e a Chatbot da Daden Limited; o avatar animado da Sitepal™ e o texto do sistema de conversação Oddcast Inc. Estão presentes ainda as interfaces de serviços web como a Talis, Amazon e OCLC.
Podem ser colocadas questões como:
This page is currently unavailable, please search for a book near you...
Esta página está actualmente inacessível, por favor recorra à nova tecnologia Bio-Optic Organized Knowledge BOOK!