sexta-feira, maio 04, 2007

Biblio@rtes - 10

Cara Barer (Freeport, 1956)



Beach Read (Dimensions)


Cara Barer estudou na Glassell School of Art do Museum of Fine Arts e em The Art Institute of Houston. Actualmente, vive e trabalha em Houston. A sua obra integrou recentemente o Photography Now: One Hundred Portfolios (Wright State University Art Galleries, Dayton, Ohio, 2006).

Tem vindo a desenvolver projectos com livros, concretamente, em Dimensions e Of Words, Paper, and Shapes, The Book Series, nos quais se dedica a transformar este objecto comum numa espécie de “escultura viva” e em estado de mutação contínua.

A propósito destas experimentações e metamorfoses aplicadas a livros, enciclopédias ou listas telefónicas inutilizadas, Cara apela a uma atitude reflexiva perante as evoluções tecnológicas e sua incidência nas recentes modalidades de investigação e pesquisa de informação. Invoca o carácter frágil e efémero a partir do qual se adquire conhecimento, e a eventualidade destas inovações colocarem em causa o futuro dos livros e das bibliotecas…


Midnight

Segundo a autora: De acordo com a mentalidade dos meus pais, uns bons volumes de enciclopédias eram fundamentais à aprendizagem e educação, motivo de embaraço seria não ter acesso às mesmas, e uma viagem à biblioteca era o único caminho para procurar um livro.

Actualmente, contudo, o mesmo ênfase passou a ser atribuído ao computador pessoal, e à ligação à Internet. A pesquisa de um estudante pode agora ser feita sem sair da sua secretária. Aderi completamente a esta tecnologia, e não quero viver sem ela, não obstante, temo também que nos conduza à falta de crença nas tradicionais obras de referência usadas ao longo dos últimos dois séculos.

Traveler (Dimensions)

Apesar das preocupações de Cara Barer em relação aos potenciais perigos da cultura digital (e situando esta questão ao nível da leitura em geral), por ocasião do Dia Mundial do Livro, tivemos, felizmente, boas notícias em Portugal: As boas notícias são que já somos mais de três milhões a ler .

Quanto às mudanças nas bibliotecas, opiniões revelam que alguns bibliotecários adoram estes processos, sobretudo porque têm a ver com a pesquisa, validação e organização de informação (veja-se
Book Scanning Goes High Tech...), ou com um conceito que envolve competências ainda mais abrangentes, o de Literacia de Informação... 2.0

Butterfly (Dimensions)



New Century (Dimensions)


Whirligig (Dimensions)

4 comentários:

Luísa Alvim disse...

Parabéns pelo achado do nome desta fotógrafa. Como conseguiu encontrá-la?

Ana Arnold Guerreiro disse...

EXCELENTE post! Gostei de conhecer a obra de Cara Barer e das suas preocupações associadas. Parabens pelo teu Blog.
Ana ag...

web disse...

Bom dia Luisa Alvim,

Antes de mais devo dizer-lhe que é um privilégio poder contar com a sua visita. Sobre a Cara Barer, tomei conhecimento da sua obra há algumas semanas atrás durante a leitura do blog de Andrew Sullivan, num post que despertou a minha curiosidade por apresentar uma certa semelhança com o tema que destaco nesta categoria,
Books as Arts. Um abraço. Até breve.


Bom dia Ana AG,

Muito obrigada pelo incentivo!
Sê bem vinda também à blogosfera.
Beijinhos e Mil Sorrisos. Até breve.

Mónica disse...

muito bonito

Google Custom Search