The Thought Which Sees (1965) - René Magritte
Foto: MoMa
René Magritte (Lessines, 1898 - Bruxelas, 1967 - Bélgica)
Pintor belga surrealista. Estudou na Acad-23mie de Belas Artes em Bruxelas (1916-18). Dedicou-se durante algum tempo à concepção e desenho de papel de parede e de anúncios de moda. Tornou-se muito amigo de poetas e escritores como Mesens, Goemans, Scutenaire e Noug-23, com quem partilhou os seus interesses ao invocar o mistério e com quem fundou mais tarde o grupo belga de surrealistas. Regressou cedo ao cubismo-futurista experimentando em 1925 a influência de Chrico. Explora caminhos de criação poética e efeitos perturbadores de objectos reconhecidos em padrões surreais, sobretudo, através da justaposição e combinação ou da inversão de escalas ou perspectivas.
L'homme au journal (1928) - René Magritte
Foto: Tate Online
Em L'homme au jornal ilustra quatro cenários representativos do interior de uma casa. No canto superior esquerdo encontra-se um homem a ler o jornal, sentado de perfil e voltado de costas para a janela. Os três cenários seguintes contrastam pela ausência da figura humana e do acto de ler marcando a frieza de um ambiente vazio.
Várias podem ser as abordagens a este quadro. Uma das possíveis, o facto de, metaforicamente, a leitura e o saber preencherem vazios tanto físicos como intelectuais...
Sem comentários:
Enviar um comentário