segunda-feira, março 19, 2007

Book Scanning Goes High Tech

O Google, em cooperação com bibliotecas prestigiadas, tem vindo a digitalizar livros de forma a torná-los pesquisáveis. Este projecto deixa as editoras preocupadas uma vez que se multiplicam cópias virtuais, duplicação esta que viola os direitos de autor, mesmo no caso de livros cujo conteúdo é do domínio público. A New York Public Library, uma das bibliotecas que trabalha em parceria com o Google neste projecto, lançou um debate público sobre esta temática.

O processo de digitalização, as inovações tecnológicas a este inerentes e o acesso a obras em versão integral são componentes com alguns impactos sobre as bibliotecas. Actualmente, mais do que nunca, as bibliotecas necessitam de se repensar... tanto ao nível da missão como das competências da equipa. É inevitável o apelo a que se reinventem novos bibliotecários!

Por contraste à perspectiva dos editores, opiniões revelam que alguns bibliotecários adoram este processo, sobretudo porque tudo está relacionado com a pesquisa de informação. [The top librarians love it, because it's all about the search... ]
Vejamos a notícia:

Vídeo: Book Scanning Goes High-Tech (3/11)



Fonte: Vídeo - Book Scanning Goes High-Tech [ABC News]

Sem comentários:

Google Custom Search