terça-feira, março 20, 2007

Ó Véspera do Prodígio! - IV

Creio nos anjos que andam pelo mundo,
Creio na Deusa com olhos de diamantes,
Creio em amores lunares com piano ao fundo,
Creio nas lendas, nas fadas, nos atlantes,

Creio num engenho que falta mais fecundo
De harmonizar as partes dissonantes,
Creio que tudo é eterno num segundo,
Creio num céu futuro que houve dantes,

Creio nos deuses de um astral mais puro,
Na flor humilde que se encosta ao muro,
Creio na carne que enfeitiça o além,

Creio no incrível, nas coisas assombrosas,
Na ocupação do mundo pelas rosas,
Creio que o Amor tem asas de ouro. Ámen.


Natália Correia
Poesia Completa

Na véspera do Dia Mundial da Poesia, fica a sugestão

entre no espírito da
poesia
21 de Março . quarta-feira . 21.30h . Parque dos Poetas

segunda-feira, março 19, 2007

Book Scanning Goes High Tech

O Google, em cooperação com bibliotecas prestigiadas, tem vindo a digitalizar livros de forma a torná-los pesquisáveis. Este projecto deixa as editoras preocupadas uma vez que se multiplicam cópias virtuais, duplicação esta que viola os direitos de autor, mesmo no caso de livros cujo conteúdo é do domínio público. A New York Public Library, uma das bibliotecas que trabalha em parceria com o Google neste projecto, lançou um debate público sobre esta temática.

O processo de digitalização, as inovações tecnológicas a este inerentes e o acesso a obras em versão integral são componentes com alguns impactos sobre as bibliotecas. Actualmente, mais do que nunca, as bibliotecas necessitam de se repensar... tanto ao nível da missão como das competências da equipa. É inevitável o apelo a que se reinventem novos bibliotecários!

Por contraste à perspectiva dos editores, opiniões revelam que alguns bibliotecários adoram este processo, sobretudo porque tudo está relacionado com a pesquisa de informação. [The top librarians love it, because it's all about the search... ]
Vejamos a notícia:

Vídeo: Book Scanning Goes High-Tech (3/11)



Fonte: Vídeo - Book Scanning Goes High-Tech [ABC News]

sábado, março 17, 2007

Snoopy in a bad mood

Há dias em que nos sentimos rodeados de "ondas" de tal forma negativas, que até custa a acreditar. Mas o que é certo é que são reais.

Nesses momentos o melhor mesmo é SORRIR e encarar tudo com o melhor dos humores!

quinta-feira, março 15, 2007

Biblio@rtes - 9

The Thought Which Sees (1965) - René Magritte
Foto: MoMa



René Magritte (Lessines, 1898 - Bruxelas, 1967 - Bélgica)



Pintor belga surrealista. Estudou na Acad-23mie de Belas Artes em Bruxelas (1916-18). Dedicou-se durante algum tempo à concepção e desenho de papel de parede e de anúncios de moda. Tornou-se muito amigo de poetas e escritores como Mesens, Goemans, Scutenaire e Noug-23, com quem partilhou os seus interesses ao invocar o mistério e com quem fundou mais tarde o grupo belga de surrealistas. Regressou cedo ao cubismo-futurista experimentando em 1925 a influência de Chrico. Explora caminhos de criação poética e efeitos perturbadores de objectos reconhecidos em padrões surreais, sobretudo, através da justaposição e combinação ou da inversão de escalas ou perspectivas.



L'homme au journal (1928) - René Magritte
Foto: Tate Online


Em L'homme au jornal ilustra quatro cenários representativos do interior de uma casa. No canto superior esquerdo encontra-se um homem a ler o jornal, sentado de perfil e voltado de costas para a janela. Os três cenários seguintes contrastam pela ausência da figura humana e do acto de ler marcando a frieza de um ambiente vazio.


Várias podem ser as abordagens a este quadro. Uma das possíveis, o facto de, metaforicamente, a leitura e o saber preencherem vazios tanto físicos como intelectuais...


segunda-feira, março 12, 2007

Research Google


O Research Google é um motor de pesquisa especializado em informação sobre o Google. Permite localizar e consultar diversificada informação dedicada aos seus produtos e aplicações, como blogs (explo. Google Librarian Blog), páginas especializadas (o Google Librarian), grupos e fóruns (arquivos e bibliotecas), entre outros conteúdos. Esta ferramenta foi construída por Google tutor a partir do Co-op, desta vez ao serviço da sua plataforma de recursos.

Novas vertentes da sétima arte

Novas salas de exibição virtual dão a conhecer projectos de curtas-metragens ou séries nacionais. O ciberespaço torna-se um palco eficaz e acessível à promoção e divulgação de novos valores das artes cinematográficas. Ficam por aqui duas das mais recentes descobertas:
  • A Curva: a curta-metragem portuguesa mais vista de sempre, de David Rebordão

  • Dezbeta: o primeiro filme com estreia on-line em Portugal, Dez estórias de Dez realizadores

sexta-feira, março 09, 2007

Bibliotecas: ME anuncia novas condições para coordenadores

Ao consultar o diário digital fui surpreendida com esta notícia... Achei por bem registar aqui o compromisso assumido pela Sra. Ministra da Educação, o qual irá permanecer na memória deste espaço:

A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, anunciou hoje, em Espinho, que os coordenadores das bibliotecas escolares poderão, no ano lectivo de 2007/2008, dedicar-se em exclusivo ao exercício desta actividade.
  • «Estamos a trabalhar no sentido de criar as condições para que exerçam a sua actividade a tempo inteiro, sem dispersão entre as actividades lectivas e a actividade de coordenação da biblioteca», disse a ministra na abertura do seminário «As Bibliotecas e a Leitura no século XXI».
  • Maria de Lurdes Rodrigues considerou tratar-se de «uma medida muito importante, sobretudo em escolas com grande dimensão e muitos alunos».
  • «Era muito dispersante e um pouco pesado», reconheceu a ministra, realçando que os professores poderão optar entre a actividade lectiva e a de coordenação da biblioteca escolar.

A ministra presidiu à assinatura de protocolos entre a coordenadora do Plano Nacional de Leitura e representantes das Câmaras de Espinho, Maia, Matosinhos, Póvoa de Varzim e Vila do Conde.

  • Estes protocolos «permitirão às escolas ter o apoio financeiro das autarquias para a realização de várias iniciativas e actividades, nomeadamente ao nível do apetrechamento das escolas, bibliotecas e salas de aulas com livros, redobrando, assim, o esforço do Ministério da Educação», explicou Maria de Lurdes Rodrigues.
  • O que se pretende, segundo a ministra, é «envolver outros actores, outros agentes que não exclusivamente o Ministério da Educação neste grande desafio de criar condições para que as nossas crianças leiam mais e leiam melhor».
  • A titular da pasta da Educação considerou que «o Plano Nacional de Leitura (PNL) é também muito importante porque, para muito dos nossos alunos, a biblioteca escolar é a única alternativa de acesso a livros e a recursos informacionais».
  • «Por essa razão, é importante que as escolas disponham desses recursos, a cujo acesso é indispensável que os alunos possam ter condições de igualdade de oportunidades», frisou.

(...) Destinado a bibliotecários e professores das bibliotecas escolares, o seminário «As Bibliotecas e a Leitura no Século XXI» foi organizado pela Biblioteca Municipal de Espinho, Rede de Bibliotecas Escolares e Plano Nacional de Leitura.

Google Custom Search