Foi a partir de 11 de Agosto que o motor de busca Google passou a alertar os seus utilizadores para resultados de páginas cujo acesso é considerado potencialmente perigoso. A parceria entre o Google e a base de dados da Stop Badware Coaliation permite garantir alguma segurança aos utilizadores deste motor de pesquisa.
Li uma breve notícia no jornal “Público” sobre esta inovadora funcionalidade “Googlesca” e decidi testar como é que na prática tudo isto se processa.
Por exemplo, nesta pesquisa podemos ver como o primeiro resultado nos conduz até à página web do Google onde se informa do risco que corremos ao aceder a esse resultado: “Cuidado: O sítio que está prestes a visitar pode danificar o seu equipamento". O aviso identifica quando os utilizadores estão prestes a entrar num sítio com códigos suspeitos e pode conduzir, sob a forma de um link, para a página da organização que pretende lutar contra a disseminação de programas maliciosos na Net: a StopBadware.org
São considerados sítios perigosos os destinados a roubar passwords ou a controlar os computadores de milhares de utilizadores ou os que passam a enviar vírus ou lixo electrónico para muitos outros computadores, entre outros.
O Google não nos impede de visitar a página web, mas convida-nos sim a visitar outro sítio da página de resultados. A ideia é interessante na medida em que o Google nos dá uma página “intermédia” que pode, por opção, ser ultrapassada caso se pretenda aceitar os riscos de eventuais danos no equipamento...
5 comentários:
ha programas que se instalam para evitar a entrada nos nossos computadores. bom dia
Bom dia Teresa,
É verdade... mas esta inovação do Google é também muito útil...
Bom fim de semana!
L.
Para ti também!!
Passei para te dar um beijinho.
Sophie
óptimo ficar a saber disto.
um beijinho para ti.
Enviar um comentário