segunda-feira, novembro 13, 2006

Biblio@rtes - 5

The Library, 1960 - Jacob Lawrence (1917-2000)

Foto: Smithsonian American Art Museum



Jacob Lawrence (New Jersey, 1917 - Washington, 2000)

Pintor afro-americano, Jacob Lawrence tornou-se nacionalmente reconhecido com The Migration Series, um conjunto de 60 obras que marcam o seu empenho em representar a vida, a história e a cultura afro-americanas. As suas pinturas contam e documentam além da história americana, a história da sua própria experiência durante o período migratório de negros. Ao longo da década de 1930, após a "Grande Depressão", integra o Renascimento de Harlem, movimento da comunidade de afro-americanos residentes em Harlem, centro de Nova Iorque, onde a música Jazz, a literatura e a pintura se destacam de forma significativa entre as suas criações artísticas.

Em The Library, Lawrence retrata aquilo que era sua prática comum: passava horas na Biblioteca Pública de Nova Iorque onde investigava sobre as imagens lendárias e os acontecimentos a aplicar nos seus quadros, ilustrando fundamentalmente o esforço humano pela liberdade e justiça social.

Tornou-se no primeiro pintor americano de descendência africana cuja obra veio a integrar a colecção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, em 1941.


In many of the communities the Negro press was read continually because of its attitude and its encouragement of the movement, 1940-41- Jacob Lawrence (1917-2000)

Foto: MoMa


The libraries are appreciated (Harlem Series), 1943 - Jacob Lawrence (1917-2000)

Sem comentários:

Google Custom Search