A comunicação na net pode ser algo impessoal, ou, num outro extremo, pode permitir uma exagerada cumplicidade. As conversas on-line, intermediadas pelo computador, são, sem dúvida, bastante diferentes da interacção face-a-face. O anonimato veio permitir um outro tipo de liberdade, um outro tipo de desinibição social... Liberdade esta que pode ser aplicada quer na produção de novas identidades ou, o que também sucede, na adopção de identidades múltiplas. Através do anonimato é possível uma espécie de mobilidade da personalidade e, com base nesta condição, podem adoptar-se comportamentos mais soltos e despojados de preconceitos, dificilmente vividos noutras circunstâncias.... A desinibição social chega mesmo a assumir contornos reais. As trocas textuais [a escrita e a leitura] conduzem a uma relação idílica e assente em encontros marcados algures no ciberespaço. As partilhas virtuais tornam-se de tal modo viciantes, que chegam mesmo a proporcionar uma maior satisfação quando comparadas com a existência real e material, menos agradável nalguns casos. Uma maior ousadia induz facilmente a comportamentos de algum desrespeito ou agressividade, ou, em proporções idênticas, a atitudes de maior intimidade ou a uma espécie de fusão das almas (alicerce de uma forte paixão ou amizade...).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
6 comentários:
Agressividade, sim. Não falo no meu caso pessoal que fico agressiva na net ou fora mas é por questões diferentes, não pelo anonimato que nem uso.
Quanto às questões de maior intimidade também concordo. Mas eu, pessoalmente, prefiro, quando as relações estão a ficar em amizade, conhecer as pessoas pessoalmente. E tenho-o feito.
Antigamente fazia-se namoros por carta. Uns tios meus namoraram e casaram assim. Viveram uma vida inteira juntos.
Na net é mais rápido.
Olá Lunatic!
fascina-me a oscilação deste tipo de comunicação... entre uma intimidade aparentemente impossivel e o anonimato completo, entre uma certa superficialidade e uma enorme profundidade... encontros, fusões e partilhas virtuais, instantantâneas, surpreendentes...
estou fascinado com a blogosfera
;)
gostei deste teu texto...
o virtual reside na entrega, não no meio que proporcionou o encontro de almas [gémeas ou não].
por vezes quem nos rodeia no dia a dia é bem mais virtual do que quem se encerra por detrás de um ecrã de computador.
um beijo de boa noite.
Sobre a entrega virtual e a presença virtual de quem nos rodeia num espaço que é o dos lugares, muito podia ser dito... mas já é tarde e o cansaço, já o tenho como insuportável...
Até logo e
Um beijo de bom resto de noite e bom início de dia.
No espaço dos lugares, a entrega pode ser muito superficial e a presença demasiado virtual ao ponto de nos fazer sentir sós mesmo que acompanhados...
No ciberespaço, ou no "sem lugar", a entrega e a partilha virtual é por vezes mais intensa do que a que se proporciona no espaço físico e real.
A net e a blogosfera são surpreendentes!
uma experiência má e tira logo as ilusões, parte-se para outra experiência com os pés mais assentes na realidade, pq virtualmente somos todos belos e criativos, com sentido de humor, atentos, etc... uma perfeição!
platónico é isso mesmo!
Enviar um comentário